quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ficha de trabalho nº 14

1- Os vírus informáticos são programas que são transmitidos de computador para computador, à semelhança dos verdadeiros vírus, que são transmitidos de pessoa para pessoa.





2- Os vírus informáticos podem propagar-se através de qualquer mecanismo usado pelos computadores para comunicarem entre si como, por exemplo, redes, cd de dados, dvd e até mesmo transmição por infra-vermelhos. À muito tempo que os vírus assombram os computadores. Actualmente, a maioria dos vírus são propagados através de ficheiros que são enviados por email, como anexos de mensagens de correio, ainda que as mensagens instantâneas sejam uma alternativa popular.





3- Primeiro o vírus observa e tenta localizar o seu livro de endereços, que usa para enviar gentilmente cópias de si próprio para todos os amigos e conhecidos do utilizador, muitas vezes disfarçado em mensagens extremamente convincentes. Em seguida, o vírus executa a sua carga, o verdadeiro motivo porque o autor do vírus cedeu a tanto trabalho e se predispôs a correr tantos riscos.





4- O payload é a actividade ilegal que o vírus executa a partir do seu computador. Um payload pode registar todos os batimentes de tecla do utilizador. Pode iníciar um ataque a alvos específicos ou aleatórios através da internet.





5- Não se preocupe demasiado com isto dos vírus -- estão diponivéis excelentes programas anti-vírus que verificam todo o correio a receber antes de os vírus terem sequer a possibilidade de atacar. Recomendamos que instale um programa anti-vírus. Depois de instalar o seu anti-vírus, não se esqueça de o actualizar regularmente de modo a estar sempre protegido contra os vírus mais recentes.





6- Um worm é semelhante a um vírus com excepção de não precisar de um portador como o email. Um worm passa directamente de um computador para outro através da internet, entrando no seu computador através de falhas de segurança no seu software de rede.





7- O spyware é semelhante a um vírus, excepto pelo facto de infectar o seu computador de outro modo. Em vez de chegar por email, é o seu browser que faz download do spyware. Em geral, é necessário clicar em algum ponto numa página web para fazer download de spyware e instala-lo, mas há muitas pessoas facilmente iludidas a instalar spyware que se faz passar por visualizador de gráficos ou outro tipo de programa de que necessita.





8- O termo spyware deriva da utilização frequente de software com fins perversos, tais como espiar o que o utilizador digita. Alguns programas de spyware recolhem informações pessoais e enviam-nas para algum outro site sem o conhecimento nem o consentimento do utilizador visado.





9- Os programas de spyware são frequentemente concebidos de modo a dificultar a sua remoção - o que pode criar algum caos no seu sistema operativo. Em vez de esperar até contraír um caso grave de spyware para tentar desinstalá-la é melhor proteger o seu computador contra spyware. Para bloquear spywaretenha cuidado relativamente aquilo em que clica. Instale um programa de verificação capaz de analizar periódicamente o seu sistema, como por exemplo, o programa gratuito de microsoft, o windows defender.

10- Uma das piores inivações das últimas décadas é a janela Pop Up que surge no seu ecrã sem ser convidada quando visita alguns websites. Os pop ups mais comuns são anúncios de crédito pessoal pelo telefone e bilhetes de avião.

11- É cada vez maior a quantidade de emails em massa não solicitados que recebemos de alguma organização ou pessoa que não conhecemos. O Spam é a versão online do correio indesejável que recebemos em nossas casas.

Sem comentários:

Enviar um comentário